quinta-feira, 28 de abril de 2011

O fiasco da BBC



A BBC anunciou no último dia 26 que vai veicular uma série que mostra os últimos momentos de vida de um homem de 84 anos, paciente de um câncer incurável. Segundo os produtores do programa, o objetivo é combater um tabu em torno do tema da morte. Querem mostrar minutos antes, e minutos depois do desligamento do cara.



Não há sequer nenhum argumento, quanto mais de interesse público para uma empresa jornalística levar pra casa de milhares de telespectadores o momento da morte de uma pessoa.



Me questiono qual tabu eles querem levar pro ar, sendo que a morte possui vários deles!!!! Pelo informe, não há intenção religiosa, nem técnica (já que profissionais da saúde veem isso todos os dias), nem ideológica, nem nada! Querem mostrar a morte, simplesmente, como se ela fosse padrão, como se houvesse uma única forma de compreendê-la.



O momento de desencarne é algo muito particular para a pessoa e para os familiares envolvidos na questão, seja de qualquer forma que ele vir a ocorrer. Não faz sentido levar a público algo que eleva vários sentimentos de tão várias maneiras que a gente até desconhece, sem nenhum objetivo específico que venha trazer algum benefício para a sociedade!



Isso não passa de um reality show barato, apelativo numa rede considerada entre as de mais credibilidade.



Pra finalizar o porta voz acredita "que este seja um caso de uma morte não violenta, natural, uma visão de todas as pessoas que ficaram próximas enquanto ele falecia".



E????????????????



O que vai compor este momento??? Sentimentos, vivências na família que NUNCA uma série conseguirá retratar de forma fiel nem que ela dure seis meses! Nunca seríamos capazes de captar no silêncio dessas pessoas o que significou todo aquele processo, desde o momento em que passaram a conviver com o hoje adoentado.



Então, voltemos, qual é mesmo a utilidade dessa proposta?



Francamente, que decepção BBC!

Nenhum comentário: